14 novembro 2011

BOLO INGLÊS



Sabe aquelas receitas de bolo que você experimenta e a família adora, quer que faça sempre. A desse bolo inglês foi assim. Fiz uma vez e já tive que fazer de novo depois de poucos dias atendendo a pedidos. E perto do Natal é a época ideal para prepará-lo porque as frutas secas estão mais bonitas e podem ser encontradas em todo lugar. É também um ótimo presente. Coloque dentro de um saquinho de celofane e faça um laço bem bonito. Pronto!

Bolo inglês
2 xícaras de farinha, 1 colher de chá de bicarbonato de sódio, 1 xícara de açúcar mascavo ou demerara, 1 colher de sopa de fermento em pó, 1 colher de chá de canela, 1 colher de chá de cravo em pó, 1 pitada de noz moscada, 2 colheres de sopa de mel, 1/4 de xícara de vinho do Porto; 1/3 de xícara de café coado (já pronto); 3 ovos, 1 xícara de manteiga, 1/2 xícara de nozes picadas; 1/2 xícara de ameixas secas sem caroço picadas, 1/2 xícara de damasco picado; 1/2 xícara de uvas passas.
Preparo: Misture todos os ingredientes secos e reserve. Na batedeira, bata a manteiga em temperatura ambiente com o açúcar por uns cinco minutos. Vá adicionando os ovos, um a um e batendo. Adicione o mel. Junte os ingredientes secos alternando com o café misturado ao vinho do Porto, batendo em velocidade baixa. Quando terminar de adicionar e estiver homogêneo, desligue a batedeira. Junte então as frutas secas. Misture e leve em duas formas de bolo inglês (ou uma assadeira de furo no meio grande) untadas e forradas com papel manteiga untado com margarina. leve ao forno preaquecido a 200 graus por cerva de 30 minutos ou até que ao enfiar um palito na massa, este saia limpo (não abra o forno antes de 20 minutos, senão o bolo não cresce).
Rendimento: 2 bolos

Nenhum comentário: