13 fevereiro 2012

Mauro Rebelo: Salpicão

Mauro Rebelo: Salpicão: Um Salpicão Especial Esta é uma salada muito rica. Nos dias de calor, você pode utilizar como prato único acompanhado de um arroz branco ...


Ingredientes:
2 cenouras raladas (tirinhas finas)
1 lata de milho
1 lata de ervilha
1/2 cebola ralada
1 peito de frango temperado, cozido e desfiado
200g de queijo prato em cubos
200g de presunto em cubos (as vezes uso peito de peru defumado da sadia em cubos)
1/2 xícara de azeitonas verdes picadas
1/2 xícara de passas
1 cebola em tirinhas finas amolecida na manteiga (opcional)
Maionese até dar liga
1/2 xícara de salsa picada
batata palha para acompanhar

Modo de Preparo:

Existem 2 detalhes que acredito serem muito importantes quando fazemos saladas e principalmente saladas que levam maionese. O primeiro é que tudo deve ser higienizado.  Como leitura complementar, você pode olhar o link: Higienizar que tem uma parte especial sobre Salpicão, Saladas e Maionese , Receita para higienizar frutas e legumesAmbiente limpo para trabalhar, e dicas sobre a Geladeira em Dias de Festas.   O segundo detalhe é que tudo que entrar no salpicão deve estar bem seco. Sem líquido. Geralmente as pessoas deixam cair sem querer um pouco da água do milho e ervilha em lata ou colocam a cenoura molhada.. Isso compromete a qualidade final de seu salpicão, pois na hora que misturar a maionese, fica uma salada ensopada (risos).

Coloque o milho, a ervilha, as passas em um escorredor de macarrão e reserve.
Em uma panela coloque a cenoura ralada em tirinhas finas com água e deixe levantar fervura.
Quando levantar fervura, jogue esta cenoura no escorredor em cima do milho, ervilha e passas.
Desta forma você elimina facilmente o líquido deste preparo. Leve o escorredor para a geladeira para esfriar. Quando estiver frio, acrescente a azeitona picada, o presunto, o queijo, o peito de frango, a cebola ralada, a salsa e a maionese. Coloque na geladeira até a hora de servir.  Você pode utilizar esse salpicão como acompanhamento de churrasco, dias festivos ou apenas um arroz branco.

Para render mais seu salpicão, você pode colocar 2 xícaras de repolho cortado em tirinhas finas e preparar junto da cenoura na fervura. Se quiser, guarde a água da fervura para fazer o arroz, pois contém nutrientes da cenoura.

Se quiser, pode cortar uma cebola em tirinhas finas e amolecer na manteiga, tirar o excesso de gordura, deixar esfriar e acrescentar no sapicão.  É uma boa tática para esconder das pessoas que não gostam de morder a cebola crua e  é  um diferencial no sabor de seu salpicão.

Notaram que não coloquei sal na receita. Você pode até botar sal, mas não vejo motivo, pois o queijo, o presunto, a maionese, azeitona e a batata palha já possuem muito sódio.  Como prática saudável, devemos diminuir a quantidade de sódio de nossa  alimentação

LINK DA PESQUISA: 
http://www.maurorebelo.com.br/2012/01/salpicao.html?spref=bl

Nenhum comentário: