28 junho 2010

PROJETO TANGERINA

Durante uma visita ao Ceasa, o designer Mutza inpirou-se ao ver pilhas e pilhas de prosaicos caixotes de feira sendo confeccionados, ele enxergou racks, estantes, mesas, etc. Acabou imaginando sua linha batizada de “Tangerina”.  Um incrível projeto de móveis modernos, funcionais, práticos e versáteis. O legal é que desde o início a ideia foi manter a essência do formato original, mas dando toques de bom gosto e criatividade.
Se os caixotes de feira usam ripas de madeira para serem confeccionados, as peças da “Tangerina” têm estrutura bem mais sólida e são feitas em MDF laqueado que recebe diversas cores. O “Tangerina” vem inclusive da função modular de cada caixote, que remete aos gomos da fruta, e empresta seu nome aos caixotes unitários.
A linha de móveis prontos “Tangerina” é formada pelos seguintes itens: cômoda, estante, criado-mudo, rack, mesa de centro e aparador. E pode ser encontrada na Casa da Vó, um descontraído espaço que tem projeto/decoração feitos pelo próprio Mutza. Pedidos podem ser feitos através do e-mail: ateliercasadavo@gmail.com.
Para entrar em contato com o Mutza, o e-mail é mutza@mutza.com.br
Para ver seu Flickr, clique aqui: Tangerina.
.
Fonte: Bem Legaus!

COOKIE ....

Lanches




Cookie de pólen com canela

Ingredientes

2 xícaras (chá) de farinha de trigo integral
1 xícara (chá) de amido milho
½ xícara (chá) de açúcar demerara orgânico
1 ovo caipira
5 colheres (sopa) de extrato de agave orgânico
3 colheres (sopa) de óleo de coco extravirgem
2 colheres (sopa) de castanha de caju granulada
1 colher (sopa) de canela em pó
1 colher (sopa) de pólen
2 colheres (chá) bicarbonato de sódio


Preparo

Em uma tigela misturar todos os ingredientes até formar uma massa homogênea e lisa. Dividir em quatro partes iguais. Enrolar cada parte com as mãos e cortar em cubos. Transferir para um tabuleiro untado e levar ao forno pré-aquecido a 180º por aproximadamente 20 minutos ou até dourar.

Rendimento: 80 unidades 
Valor calórico: 25 calorias por unidade 


link: http://www.mundoverde.com.br/BibliotecaReceitaDetalhe2.asp?Id_Receita=454

14 junho 2010

Kanzashis

O kanzashi foi usado para fazer um marcador de páginas com fio de cera e algumas miçangas =)

LINK AQUI: http://kanten.wordpress.com/2008/10/19/kanzashis/ e

MOCHI & ANKÔ

Mochi e o Ankô são duas receitas tradicionais da culinária japonesa. A partir delas é possível fazer um montão de outros pratos!
Mochi ou (moti) é aquele “bolinho de arroz” feito em um pilão (ussu) por duas pessoas. Enquanto uma adiciona água ao arroz cozido a outra bate com a ajuda de uma espécie de marreta de madeira (tsuchi). É preparado normalmente durante a época de Ano Novo.
Quando era pequena, fazíamos o mochi na casa da minha vó exatamente dessa forma. É um pouco assustador no começo…principalmente porque parece que a mão da pessoa que ajeita a massa no pilão ..vai ser esmagada a qualquer momento!! =)…Não gostava de ficar vendo quando chegava a vez do meu pai =p
Ankô é um doce de feijão vermelho (azuki) e ao contrário do que eu imaginava, ele não foi inventado no Japão, mas na China!
dsc_0104
Bom…o legal dessas duas receitas é que com elas é possível fazer dois doces diferentes: o daifuku e o botamochi!!!
No daifuku (bolinho da sorte), o ankô é o recheio e o mochi fica do lado de fora.
dsc_01092
dsc_01103
Já no botamochi é o contrário: ankô fora e arroz de mochi (motigomê) dentro. Com a ajuda do meu amigo Perninha (tricolor e corredor =) )…descobri que “botan” é uma flor japonesa e que esse doce é preparado normalmente na primavera. Em outras estações do ano, ele recebe o nome de ohagi.
dsc_0118
dsc_01232
Aí vão as receitas:
Mochi
  • 2 xíc. de chá de motigomê
  • 1 xíc. de chá de água morna
  • maisena
Lavar o arroz e deixar de molho até o dia seguinte. Escorrer e bater o arroz e a água no liquidificador até não ficar nenhum grãozinho.
Despejar em uma forma com pano úmido e cozinhar em banho-maria por aproximadamente 30 minutos.
Colocar a massa em uma assadeira polvilhada com maizena e fazer os bolinhos!
Ankô
  • 0,5 kg de feijão azuki
  • 0,5 kg de açúcar
  • 1 pitada de sal
Escolha e lave o feijão e deixe-o de molho por 2 horas. Depois, com a mesma água, cozinhe (com a tampa da panela de pressão aberta) por 5 minutos. Troque a água, tampe e cozinhe por mais 20 minutos.
Depois de cozido, acrescente meio copo de água e bata no liquidificador. Em seguida, esprema a massa com um guardanapo de pano para tirar o excesso de água.
Separe metade da massa acrescente o sal e o açúcar e leve ao fogo (sempre mexendo) até engrossar. Acrescente a outra metada da massa e cozinhe até obter o ponto desejado.

06 junho 2010

PORTA RETRATO


Gosta de fazer artesanato? Trabalha com isso? Que tal relaxar a mente ocupando apenas as mãos? Aprenda a fazer um porta-retrato com material reciclável. Você vai poder decorar sua casa, vender e até presentear pessoas queridas!
Devemos aprender a ser sustentável: utilizar o que a natureza nos oferece, movendo a economia sem agredir o meio ambiente!
Material: Tesoura, estilete, cola, papel colorido e pedaços de papelão.
1. Pegue um pedaço de papelão e faça um retângulo de 20×31 cm. Dobre o papelão ao meio como se fosse para formar dois retângulos. Com o estilete, no interior de um desses retângulos, corte um novo retângulo, sendo agora de 10×15 cm. É neste espaço que você vai colocar sua foto. Se quiser um porta-retrato maior, dobre a area do papelão inicial.
2. Você tem agora um retângulo recortado -1- (o de por a foto) e o retângulo que sobrou – 2 -. Cole apenas dois lados do retângulo 1 no retangulo 2, deixando um dos lados livres para encaixar a foto.
3. Pegue um novo pedaço de papelão para fazer o suporte do porta-retrato. Você pode cortar duas tiras de 7×9 cm. Marque 3 cm no lado mais comprido, dobre e corte a lateral como se fosse um triângulo, conforme a figura. Faça isso com as duas partes.
4. Cole as partes recortadas, que lembram um triângulo, uma na outra. Depois cole as partes que lembram um retângulo na parte de trás do porta-retrato.
5.Cole as partes que lembram um retângulo na parte de trás do porta-retrato.
6. Agora, decore como achar mais interessante: pintando, colando recortes de papel colorido ou de revista, bolinhas de papel crepom etc (no trabalho da foto, foram colados pedacinhos de papéis coloridos, como se fossem mosaico).

FENG SHUI - dicas CRIS VENTURA

Deixe sua casa limpa e próspera com o feng shui


O feng shui é um antigo método chinês que permite harmonizar os espaços em casas, apartamentos e escritórios por meio da decoração, da arquitetura e até mesmo da limpeza. “A base do feng shui é a energia vital, conhecida como chi, que circula por espaços como casas, escritórios e ruas, e que está em todos os seres vivos”, explica Cristina Ventura, consultora de feng shui. “Pode-se dizer que o feng shui é uma espécie de tratamento terapêutico para alinhar e equilibrar a energia da casa”, completa.

Cristina afirma que ao limpar o lar é bom usar produtos com aromas que agradem aos moradores, mas que, em geral, os cheirinhos de eucalipto e lavanda são ótimos para trazer boas energias. “Durante a limpeza é bom mentalizar que os problemas, as energias ruins e o pessimismo estão sendo limpos e ‘varridos’ e que a casa está sendo purificada”, conta Cristina. E a consultora dá a dica: dê início à limpeza dos cômodos mais distantes em relação à porta de entrada e, em cada cômodo, também comece do cantinho que estiver mais longe da porta. “Pelo menos uma vez por mês é bom verificar em todos os cômodos se há excesso de objetos sem uso, quebrados e manchados. Então, conserte os que não estão funcionando bem e doe o que você não usa mais”, diz Cristina. A consultora de feng shui explica que, além desses cuidados, certos aromas são ótimos para cada cantinho. O cheirinho de laranja, por exemplo, é bom para as salas de estar, pois traz energia e entusiasmo, já o de lavanda é ótimo para o quarto, pois ajuda a relaxar e dormir bem. Mas existem cômodos da casa que merecem atenção especial para trazer bastante felicidade e prosperidade para toda a família e certos itens que devem estar sempre limpinhos.
Cozinha

Precisa de limpeza e organização constantes. “Tire alimentos e remédios vencidos”, diz Cristina. Ela explica que os armários simbolizam as finanças, por isso, capriche na faxina! Cuide muito bem da limpeza do fogão, que representa a prosperidade. E atenção! “Forno e bocas devem funcionar muito bem e os donos da casa precisam usá-lo pelo menos uma vez ao dia para ativar a energia da prosperidade”, afirma a consultora.

E se você é daquelas que guardam aqueles utensílios como toalhas de mesa, copos, pratos e talheres novos para usar apenas em ocasiões especiais ou para quando recebe visitas em casa, é hora de tirar esses objetos do armário! “A ocasião especial é o momento presente com a família, com os amigos, os moradores da casa. Use as coisas novas e bonitas para trazer boas energias”, diz Cristina.
Banheiros

“Eles devem ter os espelhos bem limpos, a tampa de vasos sanitários abaixada e as portas fechadas”, explica Cristina. Ela conta que o banheiro é um local de purificação, por isso, merece aromas como o de eucalipto (purificador), lavanda (relaxante) ou hortelã (refrescante e revigorante).
Quintal e lavanderia

Devem ser organizados com caixas, prateleiras, varais de teto e armários. “No quintal, o jardim deve ser limpo e mantido com plantas saudáveis. Na lavanderia é bom incluir plantas ou quadros de natureza”, diz a consultora. Atenção especial para eles!
Portas

Simbolizam comunicação. “Por isso merecem uma boa limpeza para melhorar o diálogo dos moradores”, diz Cristina.
Porta de entrada

Atenção a ela! “Deve estar sempre limpa, do lado de dentro e do lado de fora, pois é o portal da casa, que convida as boas energias e dá as boas-vindas aos moradores e convidados”, explica Cristina. Ela deve ter boa iluminação, objetos decorativos como quadros, espelhos, flores ou plantas. “Durante a limpeza, mentalize que ali reside muita paz, proteção e boa saúde e que na casa só entram amor, pessoas do bem e boas energias”, diz.
Janelas e vidros

Representam a visão e o futuro. Devem ser bem limpos e transparentes. Capriche na faxina!
Maçanetas

“São como o ‘aperto de mão’ dos donos da casa para todos que entram e devem funcionar bem e sem barulhos”, explica a consultora de feng shui.
Espelhos

São condutores de energia e, por isso, também merecem muita atenção e limpeza frequente.
Cortinas

“Simbolizam o lado carinhoso dos relacionamentos e também devem estar em bom estado e sempre limpas”, explica Cristina.

LINK: http://cantodofengshui.blogspot.com/

COOKIES

COOKIES BORDADOS

Estes são os cookies bordados! São delicados, com uma casquinha bem fina e crocante por fora e macios por dentro. Em um só cookie você sente o sabor marcante do açúcar mascavo, o perfume da canela e a delicadeza da baunilha.




100g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
2 colheres (chá) de essência de baunilha
1 ovo
1 colher (sopa) de leite
210g de farinha
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1/2 colher (chá) de sal

Para rolar
50g de açúcar mascavo
50g de açúcar cristal
1 colher rasa (sopa) de canela moída
1 colher (chá) de noz moscada moída

Preparo
Bata a manteiga e o açúcar até formar um creme claro e fofo. Acrescente a baunilha e o ovo e bata bem. Junte o leite, a farinha, bicarbonato e o sal e bata só até estar homogêneo. Cubra com um plástico e refrigere por 20 minutos.
Misture os açúcares, canela e noz moscada em uma tigelinha.
Faça pequenas bolinhas com a massa fria e role pela mistura de açúcares. Coloque em uma forma levemente untada, uma bolinha bem separada da outra. Leve para assar em forno pré-aquecido 180˚C por 10-15 minutos, não deixe endurecer no forno. Deixe esfriar sobre uma grade e guarde em um recipiente bem fechado.

Rende: 45 cookies.


Cookies rendados de chocolate

1-DSC_4608.jpg

100g de chocolate amargo - usei meio-amargo
80g de manteiga, em temperatura ambiente, cortada em cubinhos
220g de açúcar refinado
1 ovo, levemente batido
150g de farinha de trigo
1/4 colher (chá) de bicarbonato de sódio
2 colheres (sopa) de cacau em pó, peneirado - usei chocolate em pó, pois não tinha cacau em casa
40g de açúcar de confeiteiro, peneirado

Peneire a farinha com o bicarbonato; reserve.
Em uma panelinha, derreta o chocolate e a manteiga em fogo baixo, mexendo. Quando derreter completamente, despeje a mistura numa tigela média.
Acrescente o açúcar refinado, o ovo, a farinha com bicarbonato e o cacau. Misture bem para unir todos os ingredientes e formar uma massa uniforme. Cubra e leve à geladeira por 15 minutos (ou até firme o bastante para você enrolar).
Pré-aqueça o forno a 180ºC.Pegue porções pequenas de massa - equivalentes a 1 colher (sopa) - e molde bolinhas. Usei a minha balancinha e fiz bolinhas de 15g cada. Depois, passe-as generosamente pelo açúcar de confeiteiro - quanto mais açúcar vc grudar nas bolinhas, mais rachadinhos os biscoitos ficarão.
Coloque-as em formas (eu forrei as minhas com papel manteiga, ficou fácil desenformar os cookies) com espaço para que espalhem. Asse por 15 minutos ou até que estejam firmes.
Depois de frios, retire os cookies das formas.

Biscoitos...


BOLACHINHAS DE CANELA E CHOCOLATE




Essa receita de bolachinha americana de chocolate é deliciosa. A canela a torna delicada, muito aromática e especial. É macia como um bolinho, perfeita com um café ou chá.







100g de manteiga
180g de açúcar
1/2 colher (chá) de sal
2 ovos
270g de farinha de trigo
40g de cacau em pó
1 colher (chá) de canela em pó
1 colher (chá) de fermento em pó

Preparo
Bata a manteiga com o açúcar e o sal até formar um creme claro e fofo. Junte os ovos, um a um, batendo bem após cada adição. Adicione a farinha peneirada com o cacau,a canela e o fermento e bata só até misturar tudo.
Com duas colheres de chá, faça bolinhos e disponha em uma forma forrada com papel manteiga. Asse em forno pré-aquecido 190˚C por aproximadamente 10 minutos. Deixe esfriar sobre uma grade.

Rende: 70 bolachinhas.





Biscoitinhos Amanteigados




Ingredientes:
2 xícaras de maisena
1 xícara de farinha de trigo
1 ovo
150g de manteiga
3/4 de xícara de açúcar
1/4 de xícara de queijo ralado
cubinhos de goiabada
Modo de fazer
1. Misture a farinha de trigo com a maisena.
2. Misture o açúcar e o ovo.
3. Junte a mistura de farinha com a de ovo.
4. Adicione a manteiga amolecida e o queijo ralado, amassando delicadamente até que solte das mãos.
5. Faça bolinhas e com a ponta do dedo faça uma pequena cavidade.
6. Coloque na cavidade cubinhos de goiabada.
7. Leve ao forno preaquecido, em temperatura média, por cerca de 10min.


Palitinhos de Orégano Picantes


Ingredientes:
300 g. de farinha de trigo
180 g. de margarina
1/4 xícara de água
1 colher ( chá) de sal
1 colher (sopa) de orégano

1 colher (sopa) de queijo ralado
1 colher (chá) de molho de pimentas (de garrafinha)
Misture bem todos os ingredientes até o ponto de enrolar. Enrole como se fosse nhoque e corte os palitinhos. Coloque em assadeira untada e enfarinhada. Leve ao forno pré-aquecido até assar, mas não deixe dourar muito . Ainda mornos, conserve
 fechados em pote bem tampado.

GOIABINHAS



A receita:


500grs de farinha de trigo
5 colheres (sopa) de açúcar
250gr de margarina
2 ovos inteiros
1 colher (sopa) de leite
1 colher(sopa) de fermento
Goiabada em cubinhos ou outro doce a seu gosto.


Como Fazer:
Numa tigela, adicione a farinha, o açúcar, misture com um garfo e vá adicionando, a margarina, 
misturando, os ovos interiros, misturando, o leite e por último o fermento. misture bem e nesse ponto se preferir, coloque a mão na massa (foi o que fiz). Leve essa massa para a geladeira por quinze minutos (esse é o segredinho para que os biscoitos fiquem sequinhos por fora e macios por dentro). Passado esse tempo, faça bolinhas, coloque quadradrinhos do doce no meio, pressione para achatar um pouco, passe numa vasilha com açúcar cristal e vá arrumando nas assadeiras.
Leve para assar em forno médio por uns 20 minutos, preaquecido. Quando esfriar guarde em um pote (se sobrar), rss...como vocês podem ver nas fotos, eu fiz três modelinhos e no compridinho, acrescentei chocolate granulado à massa (coisas de mãe), renderam 119 biscoitinhos...