04 junho 2010

MISSOSHIRO COM AGE

null


Miso (ou missô) é uma massa concentrada, criada pelos japoneses, e feita geralmente de soja e arroz fermentados, com sal. Missoshiro é caldo de miso para beber, cuja receita básica é feita com caldo de peixe ou água, miso, tofu e cebolinha. Tofu é queijo de soja, meio sem graça, vamo' combinar, mas assim como a ricota, pode ficar divino a depender da forma como for preparado. Quando você frita o tofu, ele vira age (aguê).

Adoro experimentar sabores diferentes e quando vi esta receita, fiquei inquieta pra fazer e para dividir com quem quiser ...

null

Há quem faça o missoshiro com água, e fica bom,  mas este foi feito com um caldo com alho poró, cebola, alho e gengibre. Quando o caldo estiver fervente, coloque uma colher de sobremesa de miso numa tigela individual e junte uma concha de caldo para dissolver; depois de totalmente dissolvido o miso, complete com o caldo e some os cubos de age ou tofu (para fritar o tofu eu apenas untei uma frigideira inox com óleo de gergelim e quando estava bem quente coloquei os cubos até dourar os lados, com a ajuda de uma espátula) e cebolinha fresca. Foi.

Esse caldo é uma das coisas mais revigorantes, leves e deliciosas que já experimentei.

Agora imagine quantas receitas deliciosas podemos criar com missoshiro...

Nenhum comentário: