03 janeiro 2011

MANTEIGA DE AMENDOIN

Começando um novo ano e como sempre limpando gavetas, armários e e-mails .... muitas mensagens guardadas para recordar o ano que passou.
Bem, recebi várias mensagens com receitas deliciosas e que ainda não coloquei em prática. Então, vamos começar o ano com novas receitinhas. Esta, foi a minha sobrinha Lya que enviou. Não tinha link da receita, então pesquisei e encontrei no blogger Pessoas Modernas. Espero que gostem ....


Ingredientes:
½ Kg de amendoim sem casca e sem pele torrado.
1 ½ xícara de chá de açúcar.
1 colher de chá rasa de sal.
Óleo de amendoim. Se você não encontrar, pode ser substituído por um bom óleo vegetal, quanto mais inodoro e mais claro melhor.

Modo de fazer:
Coloque os amendoins em um liquidificador ou processador de alimentos e triture até tudo virar farelo. Destampe e mexa com uma colher de vez em quando para não ficar nada inteiro.
Acrescente o sal, metade do açúcar e 3 colheres de sopa de óleo. Misture com a colher e ligue o liquidificador novamente, sem tampa. Vá derrubando o amendoim em direção à lâmina com a colher, preenchendo a “clareira” que se abre.
Acrescente o restante do açúcar, misture com a colher e observe a textura. Você vai precisar acrescentar óleo o suficiente para que o liquidificador consiga movimentar toda a mistura, lentamente. Vá acrescentando o óleo aos poucos, para não ficar muito gorduroso. Prove para ver se o açúcar está a gosto e acrescente mais se for o caso.
Quando ficar com a aparência da foto, está pronto.

Dica: Coloque em um vidro ou pote com tampa e deixe descansar na geladeira por 24h antes de consumir. Não me pergunte por que, mas o gosto fica muito melhor assim.

Nenhum comentário: