Ingredientes:
- 1 lata de leite condensado
- 1 colher (sopa) de manteiga ou margarina sem sal (usei manteiga)
- 1/3 de xícara de cacau em pó (o cacau, não o chocolate em pó)
- 1/3 de xícara de chocolate meio-amargo picado (usei o 70%, mas pode ser de 50% e acima)
- 2 colheres (sopa) medidas/niveladas de creme-de-leite em lata, sem o soro
- ¼ de colher (chá) medida/nivelada, de sal
- 1 colher (chá) de baunilha
- Para cobrir: Granulados de sua preferência
Preparo:
Todos os ingredientes na panela, menos a baunilha
Leve um pires (vazio) ao freezer, para fazer o teste do ponto de brigadeiro
Coloque todos os ingredientes numa panela de fundo grosso, menos a baunilha.
Misture um pouco com uma espátula de silicone, e leve ao fogo médio, mexendo até os ingredientes todos derreterem e misturarem homogeneamente.
Diminua a chama do fogão para o mínimo.
Mexa continuamente com a espátula, e alterne com um fouet, para não deixar grumos.
Quando aparecer o fundo da panela, mexa por mais 2 minutos, desligue o fogo,retire o pires do freezer e coloque uma colher (de chá) da massa no pires, e volte ao freezer por 1 ou 2 minutos, até esfriar. Teste o ponto, e veja se consegue enrolar. Se sim, está pronto e é só acrescentar a baunilha, mexer levemente e despejar a massa num prato raso untado com manteiga. Se ainda estiver um pouco mole, devolva o pires no freezer, acenda a chama do fogão e mexa por mais 1 ou 2 minutos. Apague o fogo e repita o teste. Acrescente a baunilha, misture apenas e passe para o prato untado.
Teste no pires
Deixe a massa resfriar em temperatura ambiente, coberta com um plástico-filme.
Unte as mãos com manteiga e vá formando as bolinhas, passando pelos granulados de sua preferência.
Textura de enrolar. Macia porém firme...
============================
Dicas da Lena:
- Gosto de granulados de chocolates de boa qualidade, mas não há brasileiros.
- Uso os da Callebaut, belga, à venda em algumas lojas de artigos para confeitaria. Meio-amargo e ao leite, que são os da foto, quadradinhos.
- Usei também uns flocos de chocolate ao leite, maiores, de uma marca alemã que encontrei à venda, pra dar uma variada no visu…
- Os outros, coloridos, etc., não são realmente gostosos, mas vale a brincadeira pelas crianças.
- Este brigadeiro não fica tão doce, mas se preferir substituir o chocolate meio-amargo pela mesma quantidade de ao leite, fica ótimo também.
- Não abro mão do cacau em pó, que neste caso também é belga, pela diferença no sabor e resultado final. Mas há cacau em pó brasileiro, à venda nos supermercados, ao lado do chocolate em pó tão conhecido como “do frade”. Em último caso, pode-se usar o chocolate em pó. Porém, achocolatado, jamais, caso queria que o resultado seja igual a este.
- Imprescindível fazer o teste do pires no freezer, pois as receitas de brigadeiros costumam dizer que “está pronto quando aparecer o fundo da panela”, e isso é muito subjetivo.
- Esta massa, por levar creme-de-leite e chocolate derretido, demora mais a açucarar, permitindo uma maciez maior, mesmo conservado em temperatura ambiente. Mesmo assim, sempre recomendo, se não guardar em recipiente fechado na geladeira, ao menos cobri-los com papel alumínio para que não ressequem/açucarem. Este é o pecado maior dos brigadeiros…
- Valem aqui as dicas de variações: uma cerejinha dentro, ou algumas nozes/amêndoas/pistaches moídos e também cobrindo a massa; enfim, fica ao seu gosto pessoal.
- Mas, lembrando que este em particular que é para o Dia das Crianças, deixar a textura e o visual ao gosto delas, é prioridade!
http://www.helenagasparetto.com.br/?p=409
Nenhum comentário:
Postar um comentário