21 abril 2011

CHOCOLATE .... tudo de bom!

Um bolo sem ovos e sem leite! Perfeito para quem é alérgico ou intolerante alimentar. E é de chocolate! A receita eu aprendi com uma amiga que mora no Colorado. Descobri que é de um livro de receitas de um restaurante vegetariano que se chama Moosewoods. Na massa você usa café ou água para substituir o leite. A combinação de bicarbonato e vinagre cria um efeito bonito de se ver e ajuda o bolo a crescer.
Bolo de chocolate 6 minutos (de preparo)
1 1/2 xícara de farinha de trigo 

1/3 xícara de chocolate em pó
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio 
1/2 colher (chá) de sal
1 xícara de açúcar
1/2 xícara de óleo
1 xícara de água ou café (prefiro café)
2 colhers (chá) de extrato de baunilha 
2 colheres (sopa) de vinagre

Pré-aqueça o forno a 190° C. 
Forma: 20 x 22 cm aprox. ou redonda


Misture na forma que vai assar: Farinha de trigo, chocolate em pó, bicarbonato, sal e açúcar. Em uma caneca medidora misture: óleo, água ou café e baunilha. Junte aos ingredientes na forma e mexa até a massa ficar cremosa. Em seguida, adicione o vinagre e mexa rapidamente. Haverá uma reação do vinagre com o bicarbonato formando espuma. Mexa até incorporar bem o vinagre com a massa. Asse de 25 a 30 minutos. Deixe o bolo esfriar e sirva com sua calda preferida. 


Esta é uma maneira fácil de preparar o bolo, mas ele não pode ser desenformado. Se você tiver paciência, misture em uma tigela, unte a forma, forre com papel manteiga e leve para assar.

Um comentário:

Coisas de cozinha e cia... disse...

Aprovei essa receita...aqui em casa todos adoraram...eolha que tem gente enjoada aqui hein...parabens pelo blog...e pela receita...bjs...