08 maio 2011

O pão de queijo do Khadro Ling





As misturas de pão de queijo industrializadas, em geral, têm maior concentração de sódio, possuem gordura trans, estabilizantes, entre outras substâncias potencialmente nocivas à saúde quando consumidas em excesso. Além disso, utilizam aromatizante artificial de queijo, ao invés de queijo de verdade. Algumas marcas ainda usam o realçador de sabor glutamato monossódico e farinhas que contêm glúten, o que pode causar problemas a pessoas que apresentam intolerância a essas substâncias.

Dona Nelci com os ingredientes: leite, ovos, óleo e polvilho azedo.
Os principais ingredientes do pão de queijo são o polvilho e o queijo. O polvilho é o carboidrato, o amido presente na mandioca. Não tem glúten, apresenta baixo teor de proteína e gordura e é bastante calórico. Era bastante utilizado na alimentação tradicional antes da farinha de trigo tornar-se tão hegemônica. Há um texto muito bom com as instruções para prepará-lo em casa, para quem tiver interesse, neste blog.
O polvilho azedo, que geralmente utilizamos para fazer o pão de queijo, passa por um processo de fermentação, que o diferencia do polvilho doce; ele é mais ácido e tem a qualidade de expandir a massa. No entanto, é possível fazer pão de queijo com polvilho doce também.

Nesta primeira etapa da receita, é importante usar a colher de pau para misturar os ingredientes.
O queijo tradicionalmente empregado é o queijo minas meia cura, mas como não é comum encontrá-lo no Rio Grande do Sul, variamos bastante, usando parmesão, provolone ou misturas com mais de um tipo de queijo.
Há receitas que levam batata, mandioquinha ou aipim na massa e são muito saborosas. Outras variações também podem incluir ervas frescas, secas ou mesmo alguma pimenta. Já fizemos pão de queijo com água no lugar de leite e queijo de búfala ao invés do queijo de vaca em um período no qual a Khadro não estava consumindo lactose.



Acrescentando o queijo à mistura.
A receita que fazemos com mais frequência leva metade do óleo do que a maior parte das receitas que já usamos e, por isso, foi a escolhida.
Quem está nas fotos é a Dona Nelci, uma de nossas queridas cozinheiras, que adorou ser modelo e é quem geralmente faz os pães de queijo aqui no Khadro Ling, além de outras delícias, como a cuca alemã.
Ingredientes
  • 1/2 kg de polvilho azedo
  • 2 ovos
  • 300g de queijo ralado
  • 1 e 1/2 copo americano (200ml) de leite
  • 1/2 copo de óleo (prefira os de arroz ou canola. Evite os de milho e soja)
  • Sal  (1 colher de sopa rasa ou a gosto dependendo do queijo que você usar. Lembre-se que o queijo é salgado)

Bolinhas prontas para ir ao forno.
Preparo
Leve ao fogo o óleo e o leite até ferver. Quando ferver, derrame-os sobre o polvilho mexendo com uma colher de pau. Procure envolver todo o polvilho, escaldando-o, e obtendo uma espécie de farofa. Depois de misturar, espere esfriar um pouco. Adicione os ovos, um por um. Se quiser, agora já pode mexer com a mão. Misture o queijo e amasse tudo.
Forme bolinhas e as disponha na forma. Algumas formas precisam ser untadas, outras não. Asse no forno, pré- aquecido, durante 30 ou 40 minutos. Estarão prontos quando estiverem douradinhos. O rendimento em unidades varia conforme o tamanho das bolinhas. Em média, esta receita rende em torno de 30 de tamanho médio.
É possível congelar a massa antes de assar.

LINK DA PESQUISA http://windhorse.chagdud.org/2011/05/o-pao-de-queijo-do-khadro-ling/

Nenhum comentário: