05 maio 2010

JAPAMALAS OU MALAS ....


japamalas para meditar


Como passei os últimos dias confeccionando Japamalas, senti vontade de escrever sobre esse especial elemento da cultura Hindu-budista:

No Hinduísmo e no Budismo, o Japamala é o elemento para a contagem dos mantras.
Japamala significa cordão de contar. 
Com ele a repetição de mantras tornam-se mais suaves e sem interrupções. A preocupação com a contagem fica em nossas mãos: as tradicionais 108 contas giram em torno de uma conta maior, o meru, o representante da divindade evocada.
Além de aumentar o poder de concentração na oração, o Japamala representa o ideal cabalístico com as 108 repetições. A soma de 108 (1 + 0 + 8 = 9) dá o número nove, sagrado para os hindus. 
O número 108 é repleto de significações. O alfabeto sânscrito é constituído de 54 letras ou fonemas masculinos e 54 femininos, somando um total de 108 fonemas. Na astronomia, o diâmetro do Sol é aproximadamente 108 vezes o tamanho da Terra.

Na meditação com o Japamala é possível trazer calma, distanciamento do mundo exterior, maior concentração. Além disso, agregamos energia espiritual nele, o que o torna um objeto sagrado que protege ao usa-lo.
Muitos adeptos utilizam o cordão no pescoço, pois nele já está contida a energia da devoção depositada.

Existem vários mantras para entoar ou mentalizar com o Japamala.
A meditação com o mantra universal OM é o mais convencional, pois com ele controlamos o nível e a velocidade do som, percebendo as vibrações da mente.
Mantras maiores também podem ser entoados. Frases com pensamentos positivos de amor e paz também podem ser usadas.

Os malas clássicos são feitos de concha, pérola, rodhra, cristal, rudraksha, tulsi, rubis, ouro, sementes de lótus, ou pedras semi-preciosas.

LINK:http://sohamsoham.blogspot.com/2009_06_01_archive.html

Fotografia: Bruno Jones 

Nenhum comentário: