26 maio 2010

Seis Sílabas pela Paz


.
Senhor imaculado de corpo branco,
Cuja cabeça está ornada por um Buddha perfeito.
E que olha todos os seres com os olhos da compaixão,
A vós, Tchenrezi, rendo homenagem.
Em março de 2008, esbarrei com um material sobre o Jizo Bosatsu na Internet ao mesmo tempo em que a TV ligada noticiava a morte de várias crianças pela dengue e de Isabela Nardoni, que aconteceu um dia antes.  De forma despretensiosa, adicionei o mantra de Jizo na lateral do antigo Zephyrus acompanhado da imagem de sua sílaba-raiz, Ka, pois, no Japão, Jizo assumiu a forma de um protetor das crianças.
Não tenho um número de acessos estrondoso, mas pensei que se no mínimo  200 pessoas diariamente pudessem ler aquela dedicação, alguma coisa estaria acontecendo de bom.
O tempo passou e as notícias mudaram, mas nem tanto. No momento em que esta página é atualizada para o novo Zephyrus, temos uma relação enorme de tragédias associadas à violência acontecendo no Brasil e em outros países.
Tchenrezi (Avalokiteshvara na Índia, Kwan Yin ou Kannon no Japão) foi a minha porta de retorno ao Budismo. Ele é a corporificação da compaixão de todos os Buddhas Bodhisattvas. Quando meditamos em Tchenrezi e entoamos o seu mantra, aumenta em cada ser humano todos os atributos associados ao amor-compassivo e à bondade-amorosa. Quando emulamos suas qualidades, passamos a olhar para nós mesmos e para o próximo de outra forma; as situações do cotidiano também mudam.
Pessoas de diferentes tradições conhecem o mantra OM MANI PEME HUNG (OM MANI PADME HUM, em sânscrito). Estou iniciando uma campanha que pede o engajamento de todos que estiverem interessados em mudar este padrão de falência do ser humano através da oração.
OM MANI PEME HUNG
Repita o mantra várias vezes durante o dia. Faça um japamala, um rosário, entoe enquanto estiver no carro ou tomando banho. Entoe todas as vezes que se lembrar. Há diversas formas de cantarolar OM MANI PEME HUNG para tornar a experiência mais agradável. Faça com consciência e coloque sempre como intenção:
Que todos os seres tenham felicidade e as causas da felicidade;
Que eles se libertem do sofrimento e das causas do sofrimento;
Que eles não se separem da felicidade suprema, isenta de sofrimento;
Que permaneçam em equanimidade incomensurável, livres de apego ou aversão pelos que são próximos ou distantes.
– Dudjom Jigdraw Yeshe Dorje
retirado da sadana “O Excelente Vaso de Safira”
A imagem que abre este post dá acesso a um papel de parede idêntico. A imagem a seguir é o mantra OM MANI PEME HUNG da forma que é grafado em tibetano. Para ouvir diferentes versões no YouTube, siga o link.
Possam todos os seres se beneficiar!


Leia mais: http://zephyrus.blog.br/projeto-z/seis-silabas-pela-paz/#ixzz0p5ClFaeZ

Nenhum comentário: