22 setembro 2013

Crostata de Frigideira



Crostata é um disco fino e crocante que você quebra rusticamente e serve acompanhado de pastinhas, patês, até com Chilli de carne. Eu fiz a receita mais simples possível, da massa básica, mas vocês podem acrescentar os temperinhos e ervas que quiserem à ela.

Para fazer 4 a 6 discos (dependendo do diâmetro):

60ml de água morna
1 colher (sopa) de azeite
1/2 colher (café) de sal
1/2 colher (café) de fermento em pó (químico)
Farinha até dar ponto (1 a 2 xícaras)

*Importante: Muita gente comete o erro de botar água muito quente nas receitas e acaba estragando o fermento. Água morna é quando você consegue ficar com o dedo dentro dela sem sentir incômodo.


Misture a água com o azeite, o sal e o fermento e vá adicionando a farinha aos poucos até desgrudar das mãos. Eu usei 1 xícara e mais 2 colheres (sopa) de farinha. Trabalhe a massa sobre uma superfície enfarinhada somente até ela ficar uniforme. Deixe descansar por 15 minutos coberta com um pano.


Corte em partes iguais e faça bolinhas para facilitar. Abra cada uma delas com o rolo formando um círculo. Se quiser deixar bem certinha, use algo no formato para fazer o corte, tipo uma tampa de pote plástico ou panela. Eu deixo com a borda rústica mesmo.
Quanto mais fina ficar, mais crocante ficará depois de assada.


Em fogo médio doure cada um dos discos de ambos os lados, o ideal é que fique quase queimado, com manchas escurinhas. Quebre os discos em 4 ou mais partes. Sirva depois de fria que é quando a massa atinge seu ponto máximo de crocância.

Nenhum comentário: