03 dezembro 2010

Energia do vento em sua casa ...


... ou em seu apartamento.


É a nova proposta dos Designers Tailandeses Liao-Hsun Chen Wen-Chih Chang, que criaram um sistema de geração deenergia eólica (movida à vento) que consiste em vários pequenos módulos que são colocados nas paredes externas e usam o vento para gerar energia para o uso na residência.
O sistema é composto por vários módulos, cada um deles com um hélice acoplado à um gerador de eletricidade, instalados nas paredes externas da casa ou do edifício.
Um conjunto de 15 módulos podem gerar a energia para alimentar totalmente uma casa de 4 moradores sem a necessidade de ter energia externa (da companhia de eletricidade) e num dia de vento forte cada módulo pode gerar até 324 KiloWats/hora.

Sua montagem e instalação é muito simples podendo ser feita por qualquer pessoa que saiba utilizar uma furadeira doméstica e conectar alguns fios de acordo com o esquema indicado pelo fabricante num simples manual de instruções.
As pás das hélices tem seu tamanho regulável de acordo com a quantidade de vento disponível no local de sua instalação.
O projeto ganhou o prêmio Liteon, que é promovido na Ásia para premiar e incentivar projetos domésticos de sustentabilidade e geração de recursos energéticos a baixo custo.

A fabricação ainda está em desenvolvimento e os autores do projeto esperam que o produto esteja disponível ao consumidor comum em no máximo 3 anos.

LINK DE PESQUISA: TECNISA idéias

Um comentário:

Anônimo disse...

Se isso realmente funcionar e chegar a um preço acessível ao consumidor vai ser ótimo. :D