11 dezembro 2009

BERINGELA


Embora conhecida desde o século VIII, a berinjela só passou a ser utilizada como alimento em toda Europa no século XVIII. Isto porque a “maça louca”, como era conhecida, era acusada de causar insanidade e até epilepsia.
Histórias a parte, a berinjela é uma excelente fonte de vitamina B6, vitamina K, magnésio e fibras. Além disso, tem propriedades capazes de reduzir o colesterol, diminuir a pressão sanguínea, sendo ainda recomendada nos casos de artrite, diabetes e inflamações da pele em geral.
Na hora de escolher a berinjela, opte pelas mais firmes e que apresentam uma coloração roxa uniforme, forte e brilhante. As muito maduras geralmente têm sabor amargo. Para retirar o amargo, corte-a ao meio e esfregue-a com sal. Ou deixe-a em água e sal, limão ou vinagre, por uns 15 minutos.
LASANHA DE BERINJELA COM ABOBRINHA
Ingredientes
ü       berinjelas
ü       4 abobrinhas
ü       2 dentes de alho picados
ü       Azeite de oliva
ü       Sal a gosto
ü       1 maço de manjericão fresco
ü       2 xícaras de molho de tomates caseiro
ü       2 xícaras de molho branco
ü       500g de mussarela de búfala fatiada
Modo de preparo
Corte as berinjelas e as abobrinhas em fatias finas e reserve. Numa panela larga, refogue o alho em azeite e acrescente as berinjelas e abobrinhas e refogue por uns 1minutos (as fatias devem ficar brilhantes, porém firmes). Coloque sal a gosto, desligue o fogo e acrescente as folhas de manjericão. Num refratário grande, coloque uma camada generosa de molho de tomates e disponha por cima uma camada de berinjela e abobrinha. Em seguida, coloque uma camada de mussarela. Vá alternando as camadas de molho de tomates, abobrinha e berinjela, mussarela até em cima. Termine regando tudo com o molho branco, tomando o cuidado de fazê-lo penetrar pelas laterais até o fundo. Asse em forno pré-aquecido, em temperatura média, por aproximadamente 30 minutos. Dica: a lasanha fica ainda mais saborosa se for montada com antecedência e deixada no refrigerador por algumas horas antes de ir ao forno.

Nenhum comentário: