20 setembro 2009

BERINGELA



Ainda que a berinjela seja pouco nutritiva, é vegetal muito versátil e compõe muitos pratos de diferentes etnias, como o curry da Índia, o moussaka grego, o baba ghanoush do Oriente médio e o ratatoiulle francês, entre outros.


A berinjela tem pouquíssimas calorias, apesar de proporcionar uma sensação de saciedade - uma xícara de berinjela crua contém menos de 40 calorias.

As berinjelas mais gostosas são tenras e firmes, de pele fina e sabor leve. As maiores costumam ter mais sementes, além de serem duras e amargas. Tem sabor e consistência de carne, sendo ideais para pratos vegetarianos.

Elas podem ser recheadas e cozidas, grelhadas, assadas ou ensopadas. Algumas desenvolvem um sabor amargo que pode ser eliminado salgando-se a berinjela antes de cozinhá-la. Corte o vegetal, salgue-o e deixe-o descansar por meia hora. Lave e seque. O sal elimina um pouco da umidade e reduz o sabor amargo.

Nutrição e saúde
É aconselhável consumir as berinjelas com sua casca, onde se encontra boa parte de seus nutrientes - que não são poucos. Ela é rica em potássio, cálcio e fósforo, e seu conteúdo tem vitaminas A, B e C, betacarotenos e ácido fólico.

Ela tem apenas 21 calorias por 100 gramas e é rica em fibras, por isso sacia e ajuda a combater a preguiça intestinal. Exerce um considerável efeito depurativo sobre o sangue: limpa, previne as hemorragias e protege as artérias lesionadas pelo colesterol.

Na cozinha

Quando se prepara berinjelas, é conveniente utilizar uma faca de aço inoxidável para cortá-las, para evitar que a polpa se oxide e escureça. Antes de cozinhá-las, é aconselhável deixar as rodelas em molho de água com sal durante 30 minutos, para que soltem os sucos amargos, e secá-las com papel absorvente. Se vai demorar a utilizá-las, salpique com um pouco de suco de limão; isto evita a oxidação.

A berinjela é um dos ingredientes básicos da cozinha mediterrânea. Não costumam ser consumidas nem cruas nem cozidas pois adquirem um sabor muito amargo, mas seu repertório de pratos é ilimitado. São preparadas de diferentes formas: recheadas ao forno, fritas ao natural ou refogadas, em molho, gratinadas etc.




Baba Ganoush – patê de berinjela


02 berinjelas maduras mas firmes, bem furadinhas, vão por cerca de 45 minutos para o forno junto com 06 dentinhos de alho – não se assute, porque assado, o alho fica bem mais suave! Preste atenção depois de uns 20 minutos, porque o alho deve ficar bem macio, e não torrado. Se já estiver macio, tire o alho do forno e deixe a berinjela cumprir o seu tempo.
Pois bem, tudo devidamente assado e esfriado, porque ninguém quer queimar o dedo, abra os dentinhos de alho, e os esprema num prato. Abra as berinjelas e com a ajuda de uma colher, raspe a poupa.
Adicione uma colher de sopa de tahine, mais o suco de meio limão, azeite de oliva, sal à gosto e pimenta. Geralmente eu uso pimenta calabresa, mas deste vez usei pimenta do reino.
baba ganoush
Poso, duas berinjelas rende pouco, menos de um prato fundo. Faça pelo menos duas, senão não justifica o tempo do forno.
Sirva com pão sírio, crostata (casquinha de pizza), com bolacha salgada, com torrada… e para quem é do vinho, vinho, quem é de cerveja, cerveja! Até quem não gosta de berinjela gosta!
Receita do site: Pimenta Calabresa

Nenhum comentário: