02 setembro 2009

Coalhada caseira

Receita de coalhada caseira: Ferva três litros de leite tipo B, despeje em uma tigela ou pirex fundo e deixe esfriar, até aproximadamente a temperatura de 45o C. Use um termômetro culinário ou seu próprio dedo, para testar a temperatura. No caso do dedo, ao mergulhá-lo no centro do leite, este deve estar bem quente, sem no entanto causar queimadura. Retire a camada de nata que se formou com uma escumadeira e acrescente então o fermento lácteo, na medida recomendada pelo fabricante e misture bem. Tampe a panela e enrole-a em papel alumínio e uma toalha grossa, para que esfrie muito lentamente. Após umas oito horas (se o tempo estiver frio, aguarde 10 horas), destampe, faça vários cortes em xadrez na coalhada com uma faca e coloque o vasilhame na geladeira para resfriar. Isso fará com que o soro acabe de separar da massa do coalho, o qual fica com uma consistência cremosa firme. Lembre-se: se o fermento lácteo for acrescentado ao leite muito quente, a coalhada ficará ácida; se estiver "morninho", a produção de lactobacilos será prejudicada. A temperatura ideal é entre 50 e 45o C

Para evitar gases e acidez estomacal, não adoce a coalhada com mel ao ingeri-la. Procure acostumar-se ao sabor dela, de preferência, sem açúcar... use-a no preparo de molhos para saladas

Molho de coalhada para saladas: ½ xícara de coalhada, uma pitada de sal, umas gotas de limão e azeite de oliva. Misture bem e use para temperar a salada.

Outra Receita: 1 pepino japonês lavado e picado em cubinhos com a casca (que é rica em enzimas digestivas e evitam a famosa azia do pepino comido sem casca); descasque e pique um pouco de nozes ou de castanhas do Pará, acrescente uma colher (de sopa) de uvas passas com ou sem sementes, e misture com o molho de coalhada para salada descrito acima. Se não tiver gastrite, acrescente um dente pequeno de alho espremido no amassador de alho. Misture tudo e bom apetite!

Curiosidade: O soro da coalhada, tomado puro em jejum, é utilizado há milênios em vários países do Oriente Médio e da Europa Oriental, para dissolver cálculos renais (pedras nos rins).

Retirado do site: ONCOSUL

Nenhum comentário: